Saturday, April 29, 2006

A Visita

Texto mto curtinho...
A Visita
As janelas estavam abertas. A luz do sol invadia o quarto e tomava conta de todos os lugares. O céu, limpo, sem nuvem alguma. Após a tempestade, a calmaria...
No canto do cômodo, uma poltrona. Nela, uma senhora idosa se sentava confortavelmente: ao contrário dos outros dias, a dor a tinha abandonado. Sentia-se bem e feliz.
Sim, ela era feliz. Viveu e não se arrependeu de nenhum momento. E agora que a morte se aproximava como o sol que vinha de encontro aos seus pezinhos delicados, ela percebeu que não podeira ter sido melhor. Viveu, e não foi em vão...
Amou também. Umas vezes, o amor amargo, não correspondido e sofrido. Chorado. Ainda podia sentir seus olhos quentes pelas lágrimas derramadas, a boca seca pelos soluços ouvidos somente pleo seu travesseiro. Seu grande conselheiro mudo.
Outras vezes, o amor impetuoso, feliz e fiel. O grande amor, idealizado na juventude. E, dessa vez, pôde sentir o tremor das paixões. O amor, esse amor verdadeiramente vivido em total plenitude, tinha sido sua grande conquista.
Sofreu perdas. Chorou mortes. Sentiu-se sozinha. Viu sua casa, sempre tão cheia, se esvaziar com o passar do tempo. Superou todos os seus, apesar de sua saúde sempre debilitada. E venceu. Trabalhou durante toda a sua vida, e se orgulhou disso. Ganhou dinheiro, e se sustentou. Casou, mas não teve filhos, e nunca se arrependeu, tinha sido sua escolha, como tudo em sua vida. E agora estava sozinha, ela e o sol em seus pés, observando o mundo de sua janela. E sorriu.
Viveu feliz. Morreria feliz também.

1 Comments:

Blogger Paty said...

A velhinha feliz! Sabe, eu *quero* ser essa velhinha. Gosto da serenidade da personagem.

E o texto tem essa calma madura, essa certeza de quem já viveu o bastante e espera a Morte com um sorriso nos lábios.... (pessoas assim são raras!)

May 7, 2006 at 7:47 PM  

Post a Comment

<< Home